Brewpub: Planejamento e Operação
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Sobre o curso

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Objetivo

No curso são abordados os aspectos legais, operacionais e de gestão relacionados à abertura de um brewpub. O curso busca esclarecer aos alunos os pontos fundamentais de uma estrutura capacitada para a gastronomia e a produção de cervejas de forma conjunta, aproveitando os benefícios fiscais e operacionais desse modelo de negócio.

Carga Horária: 8 horas (8h30 às 18h00).

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Público alvo

  • Proprietários de microcervejaria interessados em otimizar suas estruturas para recepção de visitantes e prestar outros serviços.

  • Cervejeiros caseiros ou ciganos interessados em entrar no mercado através de um brewpub.

  • Investidores interessados em entender o que envolve a implantação de um negócio que envolve uma microcervejaria e um espaço gastronômico (estrutura e investimento).

  • Fabricantes de equipamentos interessados em identificar diferenciais comerciais.

Não é necessário conhecimento prévio sobre produção ou comercialização de cervejas.

Tópicos abordados

  • Posicionamento: estudo de mercado e clientes | marca: definição e registro | identidade no PDV: fachada, ambientação, materiais | localização | produtos e serviços: seleção e precificação | estratégias promocionais.

  • Operacionalização: roteiro pré-operacional | ANVISA | estrutura física | contratos de aluguel | software de gestão | seleção de fornecedores.

  • Layout: dimensionamento de estrutura | seleção de equipamentos | fluxo de serviço.

  • Equipe: quadro de pessoal | escalas | salários e gorjetas | aspectos legais.

  • Plano financeiro: faturamento | cálculo de custo | impostos | despesas operacionais | custos fixos | capital de giro | resultado operacional bruto | ponto de equilíbrio | retorno do investimento | viabilidade do negócio.

Próximas turmas

Instrutores do curso

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Taline Mendes

Especialista em Gestão e Gastronomia pela UNISINOS | Especialista em Gestão do Conhecimento pela AMF |
Formação em Branding na ESPM | Consultora em Identidade Empresarial e Gestão de Operações Gastronômicas | Diretora da Escola e membro do time de implantação de novos negócios do grupo Casa Di Paolo.

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Edmundo Albers

Mestre Cervejeiro Diplomado na Universidade Técnica de Munique | Vice-Presidente de Supply Chain da Heineken Brasil (2007-2011) | Diretor na Antarctica Paulista, Baesa (Argentina), Quilmes (Argentina e Chile), FEMSA (México) | Gerente na Polar S.A e Molson (Canadá)

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Filipe Bortolini

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS | Sócio da Arnesto Brewery Cave – Microcervejaria Cigana e Brewpub | Professor no MBA de Gestão de Projetos da UNISINOS | Gerente do Escritório de Projetos do Grupo Meta | Gerente de Operações da Worbi Internet Business

Material do curso

  • Apostila com as transparências utilizadas durante o curso;

  • Certificado de realização;

Dúvidas Frequentes

Existem vantagens tributárias no modelo de brewpub?

Sim, como a brewpub está vendendo sua cerveja diretamente para o consumidor final, a tributação é menor que na situação em que a cervejaria vende para outros estabelecimentos comerciais.

As exigências do MAPA são diferentes para o brewpub?

Não, as exigências são as mesmas. Porém, alguns municípios possuem legislações específicas referentes ao zoneamento e às exigências ambientais que visam facilitar a instalação desse tipo de estabelecimento, que tem baixo impacto ambiental.

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